Uma frente ampla pela valorização das Delegadas e Delegados da Polícia Federal

Presidente
Presidente Delegado de Polícia Federal desde 2007. Natural de Brasília, atuou na ponta e nos órgãos centrais. Chefe substituto do Serviço de Disciplina da Coger, Chefe do Núcleo de Gestão Estratégica da DTI e desde 2023 chefia a Divisão de Assuntos Parlamentares da PF. Na ADPF, participou das principais mobilizações da classe desde 2013. Foi protagonista nos debates que deram luz aos enunciados da Associação no CNDPF de Vitória em 2014. No mesmo ano, presidiu a comissão que formou a primeira lista tríplice da categoria. Foi membro da Diretoria Executiva e Diretor de Prerrogativas no biênio 2015/2017. Integrou a comissão negociadora do reajuste de 2016. Presidiu a ADPF no período de dezembro de 2017 a dezembro de 2021. Sob sua liderança a categoria resistiu à PEC da Previdência no Governo Temer, resgatou os direitos previdenciários dos delegados que ingressaram em 2014, obteve o parecer vinculante e constitucionalizou a LC 51/85, que sustentaram o reconhecimento da integralidade e paridade pelo STF, derrubou a reforma administrativa, compromissou PF e Governo com o direito a indenização de sobreaviso e conseguiu tirar o PF Saúde do papel em plena pandemia. Além de inúmeras participações nos principais veículos de comunicação do País e defesas dos associados abertamente em todos os fóruns possíveis.

Vice-Presidente
Vice-Presidente DPF aposentada, tomou posse em 1983, tendo exercido os cargos de DREX/SR/ES, COR/SR/ES, Chefe de Gabinete DG/PF, DGP/PF, COGER/ABIN, com ampla atuação sindical e associativa: Conselho de Ética ADPF, Diretora AMPOL, Presidente SINDEPOL e atual Presidente FENADEPOL. Especializações: Direito Aeronáutico e Espacial – INDAE – Buenos Aires/ARG, Gestão Pública e Empresarial – FAESA Vitória/ES, Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba – PR

Secretário-Geral
Secretário-Geral DPF com posse em 2008, Chefe da Delegacia de Juazeiro do Norte/CE 2021; Chefe Divisão Ambiental de Apoio e Supervisão Operacional 2022; Coordenador de proteção a pessoa 2023; Coordenador de Segurança de Dignitários Estrangeiros/DPP 2024; Atualmente lotado na DARM/CGCSP/DPA, Chefe substituto da DELEFAZ no Distrito Federal. Formado em direito AEUDF – pós-graduado em direito do estado na Universidade Cândido Mendes; Professor da Academia Nacional De Polícia; Natural de Fortaleza/CE.

Primeira Secretária
Primeira Secretária DPF aposentada, com ampla experiência na Polícia Federal, tendo sido lotada em Brasília e em Santa Catarina. Assumiu cargos de gestão em diversos setores da Polícia Federal (DGP, DLOG, DIP, DCI e SRSC), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (diretora do DRCI e coordenadora-geral da ENCCLA) e no COAF (conselheira e diretora de inteligência financeira). Mestre em Segurança Pública pela Universidade Jean Moulin Lyon 3, na França, e mestranda em Ciência da Informação pela UFSC. Participou ativamente como representante da ADPF e da AMPOL em especial atuando no processo visando a alteração dos critérios para a aposentadoria da mulher policial.

Segunda Secretária
Segunda Secretária DPF Classe Especial, Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais – PI; Chefe da Delegacia de Migração e responsável pela INTERPOL- PI); Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Caxias – MA; Delegada Regional de Combate ao Crime Organizado da Sup. Regional da PF -AC; Delegada Regional Executiva da Sup. Regional da PF – AC; Chefe do Serviço de Operações de Repressão a crimes financeiros; Superintendente Regional da Polícia Federal em Rondônia. Bacharelado em Direito, concluído em 1998 – Instituição: Universidade Federal do Piauí; Curso de aperfeiçoamento: Formação de Delegado de Polícia Federal pela academia Nacional de Polícia – ANP (2003);.

Tesoureiro Geral
Tesoureiro Geral DPF Classe Especial, atuante desde 2008 na repressão a crimes previdenciários, contra o meio ambiente e contra povos indígenas, tendo ocupado função de Diretor de Proteção Territorial no Ministério dos Povos Indígenas, onde igualmente atuou como Secretário Nacional de Direitos Territoriais Substituto. Na Polícia Federal foi Chefe de Delegacia, de Serviço e atualmente encontra-se na Chefia da Divisão de Repressão ao Trabalho Forçado- DITRAF/CGDH. Pós-graduado em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas- FGV.

Tesoureiro Substituto
Tesoureiro Substituto Delegado de Polícia Federal, 1ª Classe, Mestrando em Administração Pública – UNB, Especialista em Criminalidade Organizada – ANP, atuante desde 2014 na repressão a crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, ocupando as funções de Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Araguaína-TO, Delegado Regional Executivo e Corregedor Regional na Superintendência da PF no Amazonas. Atualmente encontra-se na Chefia da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros – SR/PF/DF.

1º Suplente
1º Suplente Agente de Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública de Goiás até 1985; Delegada de Polícia Federal em 1985 aposentada desde 2017. Primeira lotação DELEFAZ/SR/RJ, em seguida DFAZ; chefe Serviço Disciplinar e chefe DELEFAZ/ SR/GO, Chefe CFAZ e CGPAZ, Superintendente SR/DF, COREC, em exercício na Diretoria da DGP, Adida no Uruguai. Diretora do Sistema Penitenciário Federal. Professora direito penal e processo penal na UNIP/DF. Pós-graduação em Criminologia e mestra em Ciência Política.

2º Suplente
2º Suplente DPF desde 2008, com mais de 23 anos de serviço público. Atuou como Analista Judiciário no STF e Escrivão na PCDF. Atualmente é Chefe do Serviço de Segurança Aeroportuária da PF. É mestre em Ciência da Informação (UFSC), MBA em Gestão Pública (ENAP) e mestrando em Segurança, Defesa e Desenvolvimento (ESD). Bacharel em Direito (PUC-MG), atuou nas seguintes unidades da PF: Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Delegacia de Crimes Financeiros da SRDF, Delegacia de Crimes Fazendários da SRDF, Delegacia de Imigração da SRTO, Serviço de Repressão a Crimes Financeiros e Serviço de Inquéritos Especial da DICOR/PF, Divisão de Estudo, Legislação e Pareceres da COGER/PF. Tem experiência acadêmica como professor da ANP/PF e membro de bancas examinadoras.

3º Suplente
3º Suplente DPF Classe Especial, lotada na Superintendência Regional da Polícia Federal no Acre entre 2003 e 2006; Corregedoria-Geral entre 2006 e 2022; Corregedoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública entre 2022 e 2023 e Coordenação-Geral de Saúde desde 2023. Membro do Conselho Fiscal da ADPF de 2018 a 2023.

Presidente do Conselho Fiscal
Presidente DPF desde 2002. Chefe do Núcleo de Correições na SR/BA. Ex-Diretor Regional da ADPF/BA em dois períodos. Ex-vice-Diretor e Tesoureiro da ADPF/BA em diversos períodos. Coordenador científico do Simpósio Jurídico da ADPF em Salvador/BA.

Vice-Presidente do Conselho Fiscal
Vice-Presidente DPF Classe Especial, Delegado Regional de Crime Organizado e Corregedor Regional da SR/PF/DF, Pós-Graduado em Direito Polícia Judiciária pela ANP

3º Titular
3º Titular DP, Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Brasília, Pós-Graduado em Direito Público pela Escola da Magistratura do DF, além de pós-graduando em Criminalidade Cibernética pela Academia Nacional de Polícia. Foi chefe da Delegacia da PF, em Redenção. Foi chefe do Serviço de Repressão ao Trabalho Forçado da PF e também do Serviço de Repressão ao Tráfico de Pessoas e do Setor de repressão aos Crimes contra a Fauna e Flora. Tem mais de 21 anos de carreira policial, como um todo, foi escrivão de PF e jornalista em diversos veículos de imprensa do DF, além de assessor da presidência do STJ e de imprensa do MJSP. Atualmente, é chefe substituto da DELECIBER da Paraíba.

4º Titular
4º Titular DPF com posse em 2022 na Delegacia descentralizada em Altamira/PA, DELECOR/SR/PF/MA, Delegacia Descentralizada em Macaé/RJ. Inspetor de Polícia – Polícia Civil do RJ (2013 a 2022). Direito (Universidade Estácio de Sá), Pós-graduação em Direito Público (Universidade Cândido Mendes). Representante ADPF na Delegacia de Macaé, Membro atual da comissão de prerrogativas da ADPF.

5º Titular
5º Titular DPF 3ª Classe. Lotado em Pacaraima/RR. Pós-graduado em direito penal e processo penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Investigador de Polícia Judiciária Civil de MT por 1 ano. Policial Rodoviário Federal por 11 anos.

6º Titular
6º Titular Chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal no Pará. Representante da Interpol no Pará. Professor de Direito Penal e Processo Penal (atualmente na Universidade da Amazônia – Unama). Aprovado na seleção do Mestrado pela Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL (2021). Pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal (2020). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro).

1º Suplente
1º Suplente DPF aposentado, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Secretário Municipal Antidrogas e de Defesa Social da Prefeitura Municipal de Uberlândia (2012), Diretor de Relações Institucionais da ADPF (2017/2019) e atualmente exerce o cargo de Representante local da ADPF em Uberlândia/MG

2º Suplente
2º Suplente Formado em Direito pela UFRGS, onde foi professor de graduação e pós-graduação na área penal e em direito ecológico e direitos difusos. Foi secretário de Segurança Pública no estado do Espírito Santo. Foi presidente para o Brasil da Associação de Criminologia e Direito Penitenciário Del Mercosur. É o atual Presidente do Sindicato dos Delegados Federais do Rio Grande do Sul e da Fundação Maria Tavares.

3º Suplente
3º Suplente DPF aposentada, Chefe do NIP, DELEMAPH, DELEMIG, DELESP e DELEAQ na SR/DPF/GO. Filiada da ADPF desde 2003, tendo exercido ativamente as funções de Diretora Regional, Vice-diretora e Representante dos Aposentados da ADPF/GO, Membro do Conselho de Ética da Diretoria Nacional da ADPF de 2017 a 2025.

Presidente do Conselho de Ética
Presidente DPF aposentada. Egressa do Tribunal de Contas do RN, passou no concurso da Policia Federal em 2002, exercendo, em Belém do Para, a Chefia do NiP. Também foi Chefe Substituta da Delegacia de Campina Grande/PB, e assumiu, durante a carreira, as chefias da Delepat/RN, Delearm/RN e Delefaz/RN. Chefe Substituta da Delefin/RN.

Vice-Presidente do Conselho de Ética
Vice-Presidente DPF aposentado, com posse na Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá/PR em 2001, Chefe do NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA da SR/DPF/PR, Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Londrina, Chefe do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP; Bacharel em Direito na Faculdade de Direito de Curitiba; Secretário Municipal de Defesa Social do Município de LONDRINA/PR. Nomeado Tesoureiro da ADPF/PR, função que exerce até a data atual.

3º Titular
3º Titular DPF aposentada, mestre em Segurança Pública pela Universidade Jean Moulin Lyon 3, na França. Diretora Regional da ADPF/SP desde 2016 e Presidente do SINDPF/SP desde 2017. Ex-presidente da FENADEPOL de 2020 a 2025. Diretora de Aposentados da FENADEPOL mandato 2025-2028. Diretora do MCCE Lei da Ficha Limpa desde 2022.

4º Titular
4º Titular DPF aposentado, associado fundador da ADPF, filiado Fundador do SINDPF/RJ, Vice-presidente do SINDPF/RJ – Sindicatos dos Delegados de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro no período de 06/05/2021 a 05/05/2024.
Na FENADEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, atuou em diversas funções, e, desde março de 2024, exerce o cargo de Secretário Geral na Diretoria Executiva.
Na ADPF – Associação dos Delegados de Delegados de Polícia Federal exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Ética de dezembro de 2015 a dezembro de 2017 e Vice-Presidente no período de dezembro de 2017 a dezembro de 2023 e atualmente exerce o cargo de 1º Suplente do Conselho de Ética.

5º Titular
5º Titular DPF desde 2006, com sólida trajetória em cargos de chefia e atuação estratégica no enfrentamento à criminalidade organizada. Atualmente, é chefe da Seção Pernambuco da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SR/PF/PE). Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1998), ingressou na Polícia Federal em 2005 como Agente, sendo nomeado para o cargo de Delegado no ano seguinte. Ao longo de quase duas décadas, coordenou diversas delegacias especializadas, como DELEPAT, DRE, DELEFAZ, DELEMIG, DELEAQ, DMA e DELEPREV, nos estados do Pará e de Pernambuco. Exerceu também função de destaque na cooperação policial internacional durante a Copa do Mundo de 2014. Foi professor da Academia Nacional de Polícia e possui diversas certificações nas áreas de liderança, análise financeira, investigação de homicídios, controle de armas e planejamento estratégico.

1º Suplente
1º Suplente DPF aposentado, COM 26 anos DE atividade na PF. Pós graduado em políticas de segurança pública pela ANP; professor na ANP e também professor convidado na ACADEPOL da polícia civil do Estado de São Paulo, atuou como membro de comissão eleitoral pela ADPF/SP por diversas vezes.

2º Suplente
2º Suplente DPF aposentada, tomou posse em 1998, tendo exercido os cargos de DREX/SR/BA, DREX/SR/RJ, DREX/SR/PR. Na ADPF exerce o cargo de Representante de aposentados na ADPF/BA, foi Diretora Regional da ADPF/BA e atual Diretora Regional/ SINDEPOL/BA.

3º Suplente
3º Suplente DPF aposentada e residente em Aracaju-SE. No exercício do cargo, atuou nas áreas de Inteligência, Corregedoria e operacional. Foi Diretora Regional da ADPF-SE por dez anos, de 2006 ao final de 2015, quando passou a atuar como Representante dos Aposentados e Pensionistas até hoje. Vice-presidente do Conselho Fiscal do SINDPF-Nordeste. Delegada Sindical da entidade em Sergipe desde sua filiação, em 1995, tendo também participado da Diretoria da FENADEPOL entre 2015/2018.